Grupo de Investigação em Biologia Celular e Molecular


Linhas de pesquisa:

  • Biologia Tumoral e Biomarcadores:
  • Esta linha de pesquisa estuda os mecanismos celulares, moleculares, genéticos e imunológicos associados ao risco, surgimento, prognóstico, resposta ao tratamento e progressão dos diversos tipos de câncer. Entre eles, incluem-se as alterações genômicas e epigenômicas que levam a mudanças no controle das funções celulares relacionadas à tumorigênese, assim como a identificação dos mecanismos de controle de transcrição, tradução, modificações pós-traducionais, vias de sinalização celulares associados ao câncer. Buscamos a caracterização do papel do sistema imune no processo tumoral e os mecanismos associados com sua regulação como alvo de terapia do câncer. Estão incluídos o papel do microambiente tumoral, dos microrganismos, agentes etiológicos e fatores ambientais relacionados ou associados ao câncer. São investigados ainda biomarcadores teciduais e circulantes em fluidos corporais para diagnóstico, prognóstico, alvos terapêuticos e resposta ao tratamento. Dentre as abordagens utilizadas para essa linha de pesquisa, destacam-se as diversas “ômicas”, os modelos celulares e animais, ferramentas bioinformáticas, entre outras.

  • Parasitologia Molecular:
  • O impacto das doenças parasitárias desencadeou um interesse na biologia, diagnóstico, tratamento e controlo destas doenças, que cada vez mais depende de abordagens moleculares e tecnologicamente inovadoras. Esta linha pretende responder às necessidade de formação numa área em rápida evolução dentro da Parasitologia. Visando, em linhas gerais, o estudo de doenças parasitárias, com enfoque naquelas consideradas como negligenciadas e/ou de grande impacto em Angola, bem como despertar e formar recursos humanos nesta área. Esta linha de pesquisa procura compreender, reconhecer, explicar, avaliar e discutir criticamente a biologia, o diagnóstico, a epidemiologia, a taxonomia, vacinas e resistências aos fármacos no contexto dos principais parasitas com importância médica e seus vetores.

  • Virologia Molecular:
  • Desenvolver pesquisas para identificação e caracterização viral qualitativa, quantitativa e genotípica de patógenos. Atuar na formação de recursos humanos na área de Virologia Molecula.