Projecto de Pesquisa: Síndrome de burnout em docentes universitários
Objetivo primário
Avaliar a presença dos sintomas de Burnout em professores universitários da área da saúde.
Objetivo secundário
Avaliar as diferenças entre os professores das instituições participantes quanto aos sintomas da síndrome; fatores estressantes referidos e características institucionais.
Método
Trata-se de um estudo transversal, a ser realizado em universidades de Angola, Brasil, Chile, Espanha e Portugal. A população do estudo inclui Professores Universitários da área da saúde, vinculados a instituições de ensino públicas e privadas, da Universidade de Murcia (Espanha), Universidade de Lisboa Portugal, Universidad Austral de Chile (UACh) Chile, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) Brasil e Universidade Privada de Angola (UPRA) Angola.
Pesquisadores:
Linhas de pesquisa:
Essa linha de pesquisa propõe a utilizar como instrumentos de trabalho a epidemiologia social ou crítica que, aliada às ciências sociais, prioriza o estudo da determinação social e das desigualdades em saúde, o planejamento estratégico e comunicativo e a gestão democrática. Além disso, abre-se às contribuições de todos os saberes - científicos e populares - que podem orientar a elevação da consciência sanitária e a realização de intervenções intersetoriais sobre os determinantes estruturais da saúde. Assim, os movimentos como promoção da saúde, cidades saudáveis, políticas públicas saudáveis, saúde em todas as políticas compõem as estratégias da Saúde Coletiva.
Contempla as investigações clínicas e epidemiológicas relacionadas aos processos de avaliação e diagnóstico nos diferentes ciclos de vida, condições de saúde e níveis de funcionalidade. Interessa a esta linha projetos de pesquisa orientados a investigar aspectos populacionais, psicossociais, funcionais e físicos, relacionados à saúde do idoso, saúde da mulher, saúde do adulto, saúde do trabalhador, dentre outras populações específicas ou vulneráveis.
Destina-se aos estudos voltados para estratégias e práticas em saúde, educação, trabalho e ação social, levando-se em conta diferentes tecnologias e abordagens comunitárias e territoriais. Interessa a esta linha estudos sobre a situação das pessoas em situação de vulnerabilidade, aspectos étnico-raciais, de idade, gênero e classe, envolvidos nos processos de saúde-doença-cuidado, assim como educacionais e de organização social relacionados aos modos de vida.
Compreende estudos sobre as políticas de saúde de Angola e em outros países. Estuda os aspectos históricos, formulação, implementação e avaliação de sistemas, programas, tecnologias e serviços de saúde, incluindo estudos na área de economia da saúde. Agrega estudos sobre trabalho, educação e formação profissional, participação do usuário e controle social na área da saúde. Compõem ainda esta linha, estudos sobre políticas públicas, modelos de atenção, organização de serviços e formação profissional em saúde.
Aborda as questões relacionadas ao processo saúde-adoecimento e suas interfaces com processos socioeconômicos, culturais e ambientais. Engloba o estudo dos determinantes, tendência, distribuição espacial e desigualdades em saúde.