Formulário de inscrição

Relato de caso - Instruções para autores1

(a)Yoshida (2007) e Kienle e Kien (2011) facultam-nos duas boas descrições sobre o que é um relato de caso;

(b) Por submissão entende-se o processo que consiste no envio (pelo Conselho Científico da Jornada) do relato de caso para um par a fim de este efectuar a avaliação científica

do conteúdo. O relato de caso é enviado para revisão sem nome do autor e sem nome de afiliação institucional para eliminar a possibilidade de enviesamento na avaliação feita pelo revisor. Após avaliação, o revisor (i) aceita o relato de caso tal como foi recebido, (ii) não aceita o relato de caso tal como foi recebido, ou (iii) condiciona a aceitação à realização de alterações ou introdução de melhorias no relato de caso. Em todas as três possibilidades de avaliação, o revisor qualificado sustenta, por escrito, a sua avaliação;

(c) O relato de caso é escrito em folhas A4 (21 x 29,7 cm) brancas;

(d) O texto do relato de caso é formatado com processador de texto Word ®;

(e) O autor enviará para submissão um conjunto constituído por dois exemplares do relato de caso: um em língua portuguesa, o outro em língua inglesa;

(f) A cada idioma corresponde um ficheiro diferente gravado em Word ®;

(g) Cada um dos exemplares (português, inglês) é capeado por uma página de rosto. A página de rosto é uma cópia da primeira página do relato de caso mas sem o nome de

autor ou de autores e sem indicação de afiliação institucional. Veja um exemplo de relato de caso e da respectiva página de rosto2;

(h) O relato de caso não pode exceder 500 palavras (exceptuando o título);

(i) A página de rosto, o título do relato de caso e o nome do autor ou autores não são considerados para a contagem das 500 palavras;

(j) A fonte para compor o relato de caso é Times New Roman, tamanho 12 com 1,5 cm de espaçamento entre linhas. O texto á alinhado (justificado) à esquerda e à direita;

(k) Margens da página A4:

  • i. de topo e fundo: 2,5 cm;
  • ii. da esquerda e da direita: 3 cm;

(l) O título tem de reflectir o teor do relato de caso, isto é, deve proporcionar ao leitor uma indicação fiel do conteúdo do relato;

(m) O título é escrito com a fonte Times New Roman, tamanho 14, negritado, centrado no cabeçalho do relato de caso sem poder exceder três linhas a toda a largura da área de

impressão;

(n) Abaixo do título do relato de caso é inscrito o nome do ou dos autores, centrado a toda a largura da área de impressão. O nome do autor ou autores é constituído pelo primeiro

e últimos nomes. A seguir ao nome, na mesma linha, deve constar a afiliação institucional do autor e a localidade, separados por vírgula. Havendo dois ou mais autores, o nome indicado em primeiro lugar é considerado o autor correspondente, aquele com quem a organização da Jornada contactará em caso de necessidade, nomeadamente para envio de notificações;

(o) Para ver um exemplo de formatação de nome, afiliação institucional e local, clique em Maria Ferreira;

(p) A última linha do relato de caso deve conter entre três a cinco palavras-chave;

(q) Para estruturar um relato de caso, recomenda-se vivamente considerar o sugerido na secção “A montagem do relato de caso” por Kienle e Kien (2011).

1Neste documento há links para conduzi-lo a informação adicional ou a exemplos. Os links aparecem sublinhados ou a cor diferente.

2 O título, nome da autora e instituição são fictícios e utilizados apenas a título de exemplo. O texto em latim foi gerado aleatoriamente através de função específica disponível em Word® e não tem qualquer significado. É utilizado apenas como exemplo para os autores.

Relato de caso - Apresentação oral, debate em painel ou banner

(a) O relato de caso submetido e aceite é apresentado oralmente com o suporte de projeção pelo autor ou por um dos autores no caso de haver dois ou mais autores ou debatido

no âmbito de um painel. Por painel entende-se a forma de organização do evento em que os especialistas debatem o assunto do relato de caso entre si e o público participa como espectador;

(b) O relato de caso é enviado à organização prioritariamente para ser apresentado oralmente. A organização, contudo, pode, por razões de arranjo da Jornada, destinar o relato

de caso para debate em painel;

(c) O apresentador do relato de caso dispõe de tempo limitado [a ser determinado] para fazer a apresentação oral. O apresentador deve, por isso, gerir o tempo que lhe é

permitido de forma parcimoniosa de modo a destacar os elementos constitutivos de um relato como sugere Kienle e Kien (2011);

(d) O autor pode optar por enviar o relato de caso no formato de banner. Neste caso, este deve ter 120 cm de altura por 90 cm de largura. É da responsabilidade do autor fazer

chegar à organização o banner no seu formato final até 5 dias úteis antes do início da Jornada;

(e) Para o formato banner só se aceita a língua portuguesa.

Informações e instruções para autores para envio dos ficheiros contendo o relato de caso

(a) O relato de caso é gravado em dois ficheiros separados, um em Português e o outro em Inglês. Cada um dos relatos de caso tem de incluir a pagina de rosto;

(b) Os dois ficheiros contendo os relatos de caso são enviados para a organização por correio electrónico para o endereço resumo.jornadasaude@upra-ies.ao;

(c) Os dois ficheiros Word ® (não envie em formato pdf) são enviados simultânea e directamente do endereço do autor ou do autor correspondente. NÃO envie os ficheiros

separadamente um do outro. A esta única mensagem de email contendo os dois ficheiros em anexo designamos por mensagem de envio;

(d) No campo do assunto da mensagem de envio escreva nome_apelido, onde nome é o primeiro nome do autor ou o primeiro nome do autor correspondente no caso de haver

dois ou mais autores e apelido é o último nome do autor ou do autor correspondente no caso de haver dois ou mais autores;

(e) No corpo do texto da mensagem de envio, escreva APENAS o título completo do relato de caso na versão portuguesa. Não escreva rigorosamente mais nada!

(f) A mensagem de envio expedida pelo autor ou autor correspondente tem de ter registada como hora de entrada a hora do nosso servidor igual ou inferior às 23:59 horas de 26

de Junho de 2024. Recomendamos aos autores o envio não mais tarde que as 12:00 horas de 26 de Junho de 2024 para acautelar anomalias de rede, congestionamento de tráfego, interrupção de fornecimento de electricidade, volatilidade ou inexistência de sinal de internet e outros contratempos a que a organização da Jornada é alheia;

(g) Os nomes dos dois ficheiros Word ® (não envie pdf) contendo o relato de caso, em Inglês e em Português, devem ter o seguinte formato:

  • a. primeiro_última_ingles, onde primeiro é o primeiro substantivo do título do relato de caso em inglês, última é a última palavra do título do relato de caso em inglês e a palavra inglês serve para indicar que o ficheiro contém a versão em língua inglesa (Exemplo: Para um relato de caso intitulado The drivers of agricultural sustainability in developing countries: a review, o nome do ficheiro é drivers_review_ingles);
  • b. primeiro_última_portugues, onde primeiro é o primeiro substantivo do título do relato de caso em português, última é a última palavra do título do relato de caso em português e a palavra português serve para indicar que o ficheiro contém a versão em língua portuguesa (Exemplo: Para um relato de caso intitulado As complicações orais em pacientes tratados com radioterapia de cabeça e pescoço o nome do ficheiro é complicações_pescoço_portugues.)

(h) Para um relato de caso ser considerado recebido para submissão, tem de reunir, cumulativamente, os requisitos referidos nas anteriores alíneas (a) a (g) desta secção;

(i) Ao autor ou autor correspondente do relato de caso recebido será enviado um mail de notificação de recepção dos dois ficheiros.

(j) O relato de caso é considerado não recebido:

  • a. Se for enviado para qualquer outro endereço mesmo que seja do domínio upra.ao;
  • b. Se o relato de caso é enviado em pdf;
  • c. Se a mensagem de envio com os dois ficheiros Word® em anexo tem hora de recepção mais tarde que a hora limite [clique aqui para saber a hora limite];
  • d. Se a mensagem de envio chega por reencaminhamento (forward) ao endereço resumo.jornadasaude@upra-ies.ao;

(k) Ao autor ou autor correspondente de relato de caso não recebido não será enviada nenhuma notificação por parte da organização;

(l) A organização enviará ao autor ou autor correspondente a conclusão da avaliação anónima.

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