(a)Yoshida (2007) e Kienle e Kien (2011) facultam-nos duas boas descrições sobre o que é um relato de caso;
(b) Por submissão entende-se o processo que consiste no envio (pelo Conselho Científico da Jornada) do relato de caso para um par a fim de este efectuar a avaliação científica
do conteúdo. O relato de caso é enviado para revisão sem nome do autor e sem nome de afiliação institucional para eliminar a possibilidade de enviesamento na avaliação feita pelo revisor. Após avaliação, o revisor (i) aceita o relato de caso tal como foi recebido, (ii) não aceita o relato de caso tal como foi recebido, ou (iii) condiciona a aceitação à realização de alterações ou introdução de melhorias no relato de caso. Em todas as três possibilidades de avaliação, o revisor qualificado sustenta, por escrito, a sua avaliação;
(c) O relato de caso é escrito em folhas A4 (21 x 29,7 cm) brancas;
(d) O texto do relato de caso é formatado com processador de texto Word ®;
(e) O autor enviará para submissão um conjunto constituído por dois exemplares do relato de caso: um em língua portuguesa, o outro em língua inglesa;
(f) A cada idioma corresponde um ficheiro diferente gravado em Word ®;
(g) Cada um dos exemplares (português, inglês) é capeado por uma página de rosto. A página de rosto é uma cópia da primeira página do relato de caso mas sem o nome de
autor ou de autores e sem indicação de afiliação institucional. Veja um exemplo de relato de caso e da respectiva página de rosto2;
(h) O relato de caso não pode exceder 500 palavras (exceptuando o título);
(i) A página de rosto, o título do relato de caso e o nome do autor ou autores não são considerados para a contagem das 500 palavras;
(j) A fonte para compor o relato de caso é Times New Roman, tamanho 12 com 1,5 cm de espaçamento entre linhas. O texto á alinhado (justificado) à esquerda e à direita;
(k) Margens da página A4:
(l) O título tem de reflectir o teor do relato de caso, isto é, deve proporcionar ao leitor uma indicação fiel do conteúdo do relato;
(m) O título é escrito com a fonte Times New Roman, tamanho 14, negritado, centrado no cabeçalho do relato de caso sem poder exceder três linhas a toda a largura da área de
impressão;
(n) Abaixo do título do relato de caso é inscrito o nome do ou dos autores, centrado a toda a largura da área de impressão. O nome do autor ou autores é constituído pelo primeiro
e últimos nomes. A seguir ao nome, na mesma linha, deve constar a afiliação institucional do autor e a localidade, separados por vírgula. Havendo dois ou mais autores, o nome indicado em primeiro lugar é considerado o autor correspondente, aquele com quem a organização da Jornada contactará em caso de necessidade, nomeadamente para envio de notificações;
(o) Para ver um exemplo de formatação de nome, afiliação institucional e local, clique em Maria Ferreira;
(p) A última linha do relato de caso deve conter entre três a cinco palavras-chave;
(q) Para estruturar um relato de caso, recomenda-se vivamente considerar o sugerido na secção “A montagem do relato de caso” por Kienle e Kien (2011).
1Neste documento há links para conduzi-lo a informação adicional ou a exemplos. Os links aparecem sublinhados ou a cor diferente.
2 O título, nome da autora e instituição são fictícios e utilizados apenas a título de exemplo. O texto em latim foi gerado aleatoriamente através de função específica disponível em Word® e não tem qualquer significado. É utilizado apenas como exemplo para os autores.
(a) O relato de caso submetido e aceite é apresentado oralmente com o suporte de projeção pelo autor ou por um dos autores no caso de haver dois ou mais autores ou debatido
no âmbito de um painel. Por painel entende-se a forma de organização do evento em que os especialistas debatem o assunto do relato de caso entre si e o público participa como espectador;
(b) O relato de caso é enviado à organização prioritariamente para ser apresentado oralmente. A organização, contudo, pode, por razões de arranjo da Jornada, destinar o relato
de caso para debate em painel;
(c) O apresentador do relato de caso dispõe de tempo limitado [a ser determinado] para fazer a apresentação oral. O apresentador deve, por isso, gerir o tempo que lhe é
permitido de forma parcimoniosa de modo a destacar os elementos constitutivos de um relato como sugere Kienle e Kien (2011);
(d) O autor pode optar por enviar o relato de caso no formato de banner. Neste caso, este deve ter 120 cm de altura por 90 cm de largura. É da responsabilidade do autor fazer
chegar à organização o banner no seu formato final até 5 dias úteis antes do início da Jornada;
(e) Para o formato banner só se aceita a língua portuguesa.
(a) O relato de caso é gravado em dois ficheiros separados, um em Português e o outro em Inglês. Cada um dos relatos de caso tem de incluir a pagina de rosto;
(b) Os dois ficheiros contendo os relatos de caso são enviados para a organização por correio electrónico para o endereço resumo.jornadasaude@upra-ies.ao;
(c) Os dois ficheiros Word ® (não envie em formato pdf) são enviados simultânea e directamente do endereço do autor ou do autor correspondente. NÃO envie os ficheiros
separadamente um do outro. A esta única mensagem de email contendo os dois ficheiros em anexo designamos por mensagem de envio;
(d) No campo do assunto da mensagem de envio escreva nome_apelido, onde nome é o primeiro nome do autor ou o primeiro nome do autor correspondente no caso de haver
dois ou mais autores e apelido é o último nome do autor ou do autor correspondente no caso de haver dois ou mais autores;
(e) No corpo do texto da mensagem de envio, escreva APENAS o título completo do relato de caso na versão portuguesa. Não escreva rigorosamente mais nada!
(f) A mensagem de envio expedida pelo autor ou autor correspondente tem de ter registada como hora de entrada a hora do nosso servidor igual ou inferior às 23:59 horas de 26
de Junho de 2024. Recomendamos aos autores o envio não mais tarde que as 12:00 horas de 26 de Junho de 2024 para acautelar anomalias de rede, congestionamento de tráfego, interrupção de fornecimento de electricidade, volatilidade ou inexistência de sinal de internet e outros contratempos a que a organização da Jornada é alheia;
(g) Os nomes dos dois ficheiros Word ® (não envie pdf) contendo o relato de caso, em Inglês e em Português, devem ter o seguinte formato:
(h) Para um relato de caso ser considerado recebido para submissão, tem de reunir, cumulativamente, os requisitos referidos nas anteriores alíneas (a) a (g) desta secção;
(i) Ao autor ou autor correspondente do relato de caso recebido será enviado um mail de notificação de recepção dos dois ficheiros.
(j) O relato de caso é considerado não recebido:
(k) Ao autor ou autor correspondente de relato de caso não recebido não será enviada nenhuma notificação por parte da organização;
(l) A organização enviará ao autor ou autor correspondente a conclusão da avaliação anónima.