(a) Por resumo entende-se:
(b) Por submissão entende-se: O processo que consiste no envio (pelo Conselho Científico da Jornada) do resumo para um par a fim de este efectuar a avaliação científica do
conteúdo. O resumo é enviado para revisão sem nome do autor e sem nome de afiliação institucional para eliminar a possibilidade de enviesamento na avaliação feita pelo revisor. Após avaliação, o revisor (i) aceita o resumo tal como foi recebido, (ii) não aceita o resumo tal como foi recebido, ou (iii) condiciona a aceitação à realização de alterações ou introdução de melhorias no resumo. Em todas as três possibilidades de avaliação, o revisor qualificado sustenta, por escrito, a sua avaliação
(c) O resumo é escrito em folhas A4 (21 x 29,7 cm) brancas;
(d) O texto do resumo é formatado com processador de texto Word ®;
(e) O autor enviará para submissão um conjunto constituído por dois exemplares do resumo: um em língua portuguesa, o outro em língua inglesa;
(f) A cada idioma corresponde um ficheiro diferente gravado em Word ®;
(g) Cada um dos exemplares (português, inglês) é capeado por uma página de rosto.
A página de rosto é uma cópia da primeira página do resumo mas sem o nome de autor ou de autores e sem indicação de afiliação institucional. Veja um exemplo de um resumo de artigo e da respectiva página de rosto2.
(h) O resumo não pode exceder 500 palavras (exceptuando o título);
(i) A página de rosto, o título do resumo e o nome do autor ou autores não são considerados para a contagem das 500 palavras;
(j) A fonte para compor o resumo é Times New Roman, tamanho 12 com 1,5 cm de espaçamento entre linhas.
O texto á alinhado (justificado) à esquerda e à direita.
(k) Margens da página A4:
(l) O título tem de reflectir o teor do resumo,isto é, deve proporcionar ao leitor uma indicação fiel do conteúdo do resumo;
(m) O título é escrito com a fonte Times New Roman, tamanho 14, negritado, centrado no cabeçalho do resumo sem poder exceder três linhas a toda a largura da área de impressão;
(n) Abaixo do título do resumo é inscrito o nome do ou dos autores, centrado a toda a largura da área de impressão.
O nome do autor ou autores é constituído pelo primeiro e últimos nomes. A seguir ao nome, na mesma linha, deve constar a afiliação institucional do autor e a localidade, separados por vírgula. Havendo dois ou mais autores, o nome indicado em primeiro lugar é considerado o autor correspondente, aquele com quem a organização da Jornada contactará em caso de necessidade, nomeadamente para envio de notificações.
(o) Para ver um exemplo de formatação de nome, afiliação institucional e local, clique em Maria Ferreira
(p) A última linha do resumo deve conter entre três a cinco palavras chaves;
(q) O resumo deve obrigatoriamente introduzir e contextualizar o tema, sublinhar o objectivo do estudo, descrever a metodologia utilizada ou a utilizar, reportar os resultados ou
antecipá-los e mencionar pelo menos cinco referências bibliográficas.Para resumos de artigos científicos em fase de submissão, aceite para publicação ou publicado ou para working paper o autor deve igualmente discutir os resultados e apresentar as conclusões.
1Neste documento há links para conduzi-lo a informação adicional ou a exemplos. Os links aparecem sublinhados ou a cor diferente.
2 O título, nome da autora e instituição são fictícios e utilizados apenas a título de exemplo. O texto em latim foi gerado aleatoriamente através de função específica disponível em Word® e não tem qualquer significado. É utilizado apenas como exemplo para os autores.
(a) O resumo de artigo submetido e aceite é apresentado oralmente com o suporte de projecção pelo autor ou por um dos autores no caso de haver dois ou mais autores ou
debatido no âmbito de um painel. Por painel entende-se a forma de organização do evento em que os especialistas debatem o assunto do resumo entre si e o público participa como espectador;
(b) O resumo de artigo é enviado à organização prioritariamente para ser apresentado oralmente.
A organização, contudo, pode, por razões de arranjo da Jornada, destinar o resumo para debate em painel;
(c) O apresentador do resumo de artigo dispõe de tempo limitado [a ser determinado] para fazer a apresentação oral.
O apresentador deve, por isso, gerir o tempo que lhe é permitido de forma parcimoniosa de modo a destacar os elementos referidos na anterior alínea (q) de Resumo - Instruções para autores;
(d) O autor pode optar por enviar o seu resumo no formato de banner.
Neste caso, este deve ter 120 cm de altura por 90 cm de largura. É da responsabilidade do autor fazer chegar à organização o banner no seu formato final até 5 dias úteis antes do início da Jornada;
(e) Para o formato banner só se aceita a língua portuguesa.
(a) O resumo é gravado em dois ficheiros separados, um em Português e o outro em Inglês.
Cada um dos resumos tem de incluir a pagina de rosto;
(b) Os dois ficheiros contendo os resumos são enviados para a organização por correio electrónico para o endereço resumo.jornadasaude@upra-ies.ao;
(c) Os dois ficheiros Word ® (não envie em formato pdf) são enviados simultânea e directamente do endereço do autor ou do autor correspondente.
Não envie os ficheiros separadamente um do outro. A esta única mensagem de email contendo os dois ficheiros em anexo designamos por mensagem de envio;
(d) No campo do assunto da mensagem de envio escreva nome_apelido.
Onde nome é o primeiro nome do autor ou o primeiro nome do autor correspondente no caso de haver dois ou mais autores e apelido é o último nome do autor ou do autor correspondente no caso de haver dois ou mais autores;
(e) No corpo do texto da mensagem de envio, escreva APENAS o título completo do resumo na versão portuguesa.
Não escreva rigorosamente mais nada!
(f) A mensagem de envio expedida pelo autor ou autor correspondente tem de ter registada como hora de entrada a hora do nosso servidor igual ou inferior às 23:59 horas de 26
de Junho de 2024.Recomendamos aos autores o envio não mais tarde que as 12:00 horas de 26 de Junho de 2024 para acautelar anomalias de rede, congestionamento de tráfego, interrupção de fornecimento de electricidade, volatilidade ou inexistência de sinal de internet e outros contratempos a que a organização da Jornada é alheia;
(g) Os nomes dos dois ficheiros Word ® (não envie pdf) contendo o resumo, em Inglês e em Português, devem ter o seguinte formato:
Onde primeiro é o primeiro substantivo do título do resumo em inglês, última é a última palavra do título do resumo em inglês e a palavra inglês serve para indicar que o ficheiro contém a versão em língua inglesa. Para a versão em língua portuguesa, substitua inglês por português.
(h) Para um resumo ser considerado recebido para submissão,tem de reunir, cumulativamente, os requisitos referidos nas anteriores alíneas (a) a (g) desta secção;
(i) Ao autor ou autor correspondente do resumo recebido será enviado um mail de notificação de recepção dos dois ficheiros.
(j) O resumo é considerado não recebido:
(k) Ao autor ou autor correspondente de resumo não recebido não será enviada nenhuma notificação por parte da organização;
(l) A organização enviará ao autor ou autor correspondente a conclusão da avaliação anónima.